<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, maio 06, 2004

lançamento*

LIVRO DE RUY VENTURA
EDITADO EM ESPANHA É LANÇADO EM BADAJOZ

Foi lançada, no passado dia 4 de Maio, em Badajoz, a mais recente colectânea poética de Ruy Ventura, intitulada “um pouco mais sobre a cidade”. O evento ocorreu no bar La Regenta, que patrocinou a edição, na sequência da notória actividade cultural que tem desenvolvido ao longo dos últimos anos na cidade extremenha. O livro, em edição bilingue, está incluído no catálogo das edições Porticus, sediadas na cidade de Villanueva de La Serena (província de Badajoz).
A sessão foi aberta pelo poeta Antonio Reseco González, coordenador da colecção em que este livro se inclui, o qual integrou esta publicação na prática cultural que tem vindo a ser desenvolvida pela Associação Porticus.
A apresentação do volume esteve a cargo do tradutor da obra para castelhano, Antonio Sáez Delgado, poeta e ensaísta hoje presidente da Associação de Escritores Extremenhos, que, na sua intervenção, realçou a centralidade da poesia de Ruy Ventura, “uma poesia de ligação entre a vivência citadina e a vivência campestre, em textos que aliam uma leitura do quotidiano com uma constante busca da transcendência”.
Na sua intervenção, Ruy Ventura realçou o papel das “fronteiras poéticas” na união entre os povos, integrando este seu livro mais recente numa “pesquisa verbal e existencial” iniciada com “Arquitectura do Silêncio”, aprofundada em “Assim se deixa uma casa” e agora concluída, centrada na “interpretação da materialidade do mundo, através dos sentimentos e da memória”.
No final da sessão foram lidos alguns dos poemas do livro, em português e castelhano.
Nascido em Portalegre (1973), Ruy Ventura reside actualmente no concelho de Sesimbra. Este é o seu quinto livro de poesia.

Sónia Correia


enviado por Ruy Ventura

This page is powered by Blogger. Isn't yours?