<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, maio 03, 2004

Vou para Pasárgada #2.1.

Caos nas listas graduadas
Nelson Morais | 03.05.2004

A divulgação das listas ordenadas de graduação tem gerado muitas reclamações nas últimas horas. As primeiras estimativas apontam para vários milhares de professores excluídos das listas de graduados por falta de habilitações.
Em conferência de imprensa, o presidente do Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC), Mário Nogueira, afirmou, ao início da tarde de hoje, que os "erros cometidos pelas estruturas do Ministério da Educação ultrapassam tudo o que é possível imaginar". Exigiu, por isso, a sua correcção, bem como a demissão do ministro, David Justino, e da sua equipa.
Segundo o coordenador do SPRC, Mário Nogueira, o número de professores "irregularmente" excluídos do concurso de professores para 2004/2005 pode ser superior a 40 mil, ou seja, cerca de um terço dos candidatos.
Até às 15h00 de hoje, o sindicato tinha contabilizado cerca de 15 mil professores excluídos do concurso, sobretudo por alegada falta de requisitos habilitacionais ou não confirmação das habilitações.
Entre estes excluídos, encontravam-se 2.500 educadores de infância, 7.200 candidatos ao 1º ciclo e cerca de 5.000 de três grupos do 2º ciclo e do ensino secundário (português, português/francês e educação visual). Ao sindicato faltava ainda contabilizar os excluídos nos restantes 38 grupos de docência.
Os candidatos das regiões autónomas foram também excluídos porque, segundo o SPRC, "cumpriram as instruções oficiais para preenchimento dos boletins", ou seja, "não colocaram os códigos de escola, porque estes não cabiam nos espaços disponíveis", afirma Mário Nogueira. Que acrescentou, noutro exemplo do que considerou ser o "caos deste concurso": "todos os professores contratados da EB 2,3 de Oliveira do Hospital foram excluídos".
Mas os casos de erros, segundo os sindicalistas, não parecem obedecer a um critério uniforme definido. Mário Nogueira tem uma graduação profissional de 40 pontos e ficou colocado em nº10.693; a sua colega sindicalista Helena Aracanjo tem uma graduação de 29 pontos e ficou colocado com o número 4056.
O sindicato disse que "há milhares de professores a quem o tempo de serviço não foi contado" e que as notas de alguns professores foram arredondadas, ao contrário das de outros. "Também há professores que aparecem na lista de excluídos e na graduada e outros que não aparecem em lista nenhuma", denunciou Mário Nogueira.
"É evidente que exigimos que estas listas sejam deitadas para o lixo", afirmou o coordenador do SPRC, prevendo atrasos graves no concurso que vão impedir a afixação de listas até 31 de Maio.


Aqui.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?