<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, setembro 02, 2004

Encontro do Vento 2004*



"A Câmara Municipal do Fundão organiza, de 2 a 5 de Setembro, o Festival de Castelo Novo – Encontro do Vento 2004, evento inserido no programa de animação das Aldeias Históricas. Durante estes dias, aquela freguesia do Fundão será o palco de inúmeras iniciativas culturais, pedagógicas, literárias e poéticas, onde o denominador comum é o vento.

A iniciativa da autarquia fundanense, marcada para o centro da aldeia histórica, está carregada de simbolismo e de acções. Oficina de Instrumentos de Sopro, Espectáculo de Dança pela Companhia Neodanza (Venezuela), Philip Hamilton (EUA) (evento integrado no “Fringe 2004” – Festival Internacional de Dança Contemporânea) e voo cativo em balão de ar quente são algumas das razões para ir até Castelo Novo.

Um dos pontos altos deste Festival acontecerá logo no dia de abertura, a 2 de Setembro. Pelas 21 horas, na Lagariça, terá lugar o lançamento da antologia de poesia ibérica “Vento – Sombra de Vozes / Viento – Sombra de Voces”. Uma obra que reúne 68 poetas espanhóis e portugueses e onde o vento é o elemento unificador que perpassa todas as páginas escritas nas duas línguas.

Editada pela Câmara Municipal do Fundão e Celya Editora (editora sediada em Salamanca, Espanha), esta antologia apresenta-se como uma homenagem à matéria simbólica e poética que é o vento, elemento agregador e criador. Fomentando a cooperação transfronteiriça, valorizando a cultura poética e elevando ainda mais a língua portuguesa, o Município do Fundão ultrapassa a fronteira da interioridade, acariciando novas aragens que sopram de outras latitudes da Península Ibérica. Em perfeita comunhão linguística e poética, a apresentação de “Vento – Sombra de Vozes / Viento – Sombra de Voces” - a cargo de Gabriel Magalhães, docente da Universidade da Beira Interior -, constará ainda de um recital. António Salvado, Jorge Fragoso, José do Carmo Francisco, [o nosso] Nicolau Saião, Pedro Sena-Lino, Rafael Dionísio, Jesús Losada, María Ángeles Maeso e Santos Jimenez são as vozes poéticas por onde soprará o vento português e espanhol, respectivamente."

[Notícia retirada daqui.]


Panorâmicas de Castelo Novo aqui.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?