<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, setembro 21, 2004

A saga continua*

e, se não fosse dramático, seria anedótico. Esta madrugada, depois da participação em directo da Ministra da Educação no debate Prós & Contras da RTP1, as listas de colocação de professores para destacamentos, afectação e contratação (que mexem com a vida de 50 mil professores e das hipotéticas 6 turmas que em média cada docente tem)foram colocadas on-line entre as 3:00 e as 4:30. De súbito, mais ou menos a esta hora, desapareceram.

Eu ainda cheguei a consultá-las, vi a minha algo desagradável afectação (perante certas realidades, não me posso queixar muito mas é deveras desmotivante não se poder continuar projectos, percursos e afectos que se julgavam passíveis de continuação) e quando tentei visualizar a de uma colega, já não era possível. Os ditos resultados que saíam e depois não saíam - dia 15, dia 20 às 12:00, às 18:00, às 20:00, antes das 24:00, daqui a uma ou duas horas -, e que acabam por ser colocados on-line às 3:00 do dia 21, são retirados por conterem erros. Como é que se brinca assim com a vida das pessoas? Como é que se compactua com tanta incompetência? Como acreditar no que quer que seja que saia deste Ministério? Não consigo entender. Não consigo mesmo entender. É, de algum modo, revoltante.

Dou aulas há 11 anos e nem quando passei pelos tão atacados mini-concursos senti o stress, o receio e a revolta que sinto este ano. Fiquemos à espera do comunicado da Ministra mas, sinceramente, não se vislumbra bom tempo pela frente. Não faço a mínima ideia de como irá ela descalçar a bota se (se??!!) o programa, de facto, deu [mais] merda. Que vai ela fazer nesta altura do campeonato? Entretanto, grande parte das escolas continuam paradas (nem horários se podem concluir sem saber a carga horária dos professores da escola) ou se arrancaram os alunos têm furos atrás de furos porque não há professores (em algumas, mais complicadas, os problemas de violência já se fazem sentir).

[Desabafo: quantas mais noites quase sem dormir teremos pela frente? Pedimos desculpa pelo incómodo.]


This page is powered by Blogger. Isn't yours?