<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, abril 01, 2005

Henrik Edstrom e a reconversão do universo*



Todo o verdadeiro pintor é de facto um demiurgo. Mediante as cores e as formas com que se erguem os sinais dos três reinos da natureza, o que ele visa é transfigurar a existência em algo de significativo e de salubre, indo para além das condicionantes sociais e humanas. A pintura autêntica é uma alquimia espiritual, que transforma e que faz permanecer os signos que a sustentam.
Henrik Edstrom, através da sua paleta tão sabedora e livre como o coração duma criança, viaja pelos mundos onde dá gosto viver, mas com o conhecimento que de tal pode ter um animal quotidiano ou fabuloso entre os bosques e jardins dos nossos afectos vitais.
Nele habitam o poeta e o artista - que as cores e seus prestígios revelam como num encantamento que a todos é, afinal, íntimo e comunicativo.


Texto de Nicolau Saião no catálogo apresentando a Mostra deste pintor sueco - editor e ilustrador dos poemas de Attila Joszef – patente na Biblioteca de Portalegre até 18 de Abril.




enviado por Nicolau Saião

quinta-feira, março 31, 2005

assunto prioritário: 31/03/2005*

Por "proposta de alteração" (n.º1/2005) de carla de elsinore, onde se lê «coisas desnecessárias, inúteis e patetas» deve ler-se «coisas necessárias, de extrema utilidade e inteligência muito acima da média». A medida, aprovada por unanimidade, tem efeitos imediatos.

Publique-se.

quarta-feira, março 30, 2005

coisas desnecessárias, inúteis e patetas #6*



Gostaria que houvesse palavras
que tombassem como certas flores
entre o azul e o lilás fazem
num velho caramanchão.


As glicínias já abriram por aqui.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?