<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, dezembro 06, 2005

.*

há qualquer coisa em mim que partiu

encontros do olhar #3*


«O Instituto Português de Fotografia tem vindo a promover uma série de conversas públicas com diversas personalidades que têm, de algum modo, uma visão diferente sobre o olhar. Queremos fazer da nossa nova “casa” no Porto, um local de partilha de ideias e aquisição de saberes.

Encontros do Olhar quer chamar fotógrafos mas também quer ouvir médicos e filósofos, conversar com cientistas e artistas plásticos, músicos e sociólogos, repórteres e escritores. Quer ser local e momento, quer-se discussão e aprendizagem, troca e reflexão.

[...] A segunda sessão constituiu um encontro com António Sá, fotógrafo de viagens e natureza que partilhou conosco um pouco do seu saber e experiência acumulada através da colaboração regular em publicações como Evasões, Grande Reportagem, Rotas & Destinos, Volta ao Mundo e National Geographic Portugal.

Estamos a preparar o nosso próximo encontro que será no próximo dia 7 de Dezembro, desta vez com o filósofo Vitor Moura, professor de estética e filosofia da arte na Universidade do Minho. Esta conversa constituirá uma apreciação do chamado “cognitivismo estético”, uma teoria estética segundo a qual o mais significativo da arte reside no modo como permite aprofundar e enriquecer o nosso entendimento do que é um ser humano. Segundo esta teoria, a arte segue este programa, designadamente, a partir de uma exploração das nossas capacidades cognitivas, em geral, e perceptivas, em particular.

Continuamos a contar com cumplicidades que nos ajudem a solidificar estes “Encontros do Olhar. Queremos junto de nós instituições e personalidades que nos confiem o seu prestígio colaborando activamente na construção desta ideia.

Queremos continuar a contar com a sua presença e participação.»

Paulo Gaspar Ferreira


Quarta-Feira, 7 de Dezembro
21.30 horas
Conversa com Vitor Moura (professor de estética e filosofia da arte na Universidade do Minho)
“Por que gostamos do que vemos?”

Instituto Português de Fotografia
encontros.do.olhar@ipf.pt
rua da vitória, 129
4050-634 Porto
tel:+351 223 326 875

This page is powered by Blogger. Isn't yours?